São Luís

 

Era a antiga Upaon Açu (Ilha Grande) habitada pelos tupinambás. Em 1612, foi invadida pelos franceses que fundaram uma cidadela com o nome de São Luís, em 8 de setembro do mesmo ano. Recebeu seu nome em homenagem a Luís XIII, rei da França.

Foi conquistada pelos portugueses, em 1615, e tornou-se a capital do Estado do Maranhão, em 1621, subordinado diretamente a Lisboa.

Situada no estuário dos rios Anil e Bacanga, junto à Baía de São Marcos, São Luís tornou-se um porto importante desde o século 17. Em 1997, parte de seu conjunto arquitetônico tornou-se um Patrimônio Cultural da Humanidade, na lista da Unesco. Hoje, a capital maranhense possui mais de um milhão de habitantes.

Em 2010, São Luís apresentou o melhor índice de educação entre as 16 maiores regiões metropolitanas do Brasil, segundo o Ipea, à frente de São Paulo, Brasília e Curitiba.

Mais: Prefeitura de São Luís.

 

Mapa São Luis

 

Interior do Teatro Arthur Azevedo, em São Luís. Construído em estilo neoclássico e inaugurado em 1817, foi a primeira grande casa de espetáculo do Maranhão. Recebeu o nome atual nos anos '20, em homenagem a um importante teatrólogo maranhense.

 

Centro Histórico de São Luís com seus antigos casarões.

 

Turismo Maranhão

 

Centro Historico Capital

 

Vista aérea parcial de São Luís.

 

São Luis MA

 

Teatro São Luis

 

 

◄Maranhão

 

Copyright © Guia Geográfico - Capital maranhense

 

Maranhão Viagem

 

 

 

 

Divulgação

 

Maurício Moreira

 

Divulgação