Parque Nacional da Serra da Capivara

 

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 5 de junho de 1979, pelo Decreto № 83.548, visando proteger flora, fauna, as belezas naturais e os monumentos arqueológicos numa área de 100 mil ha. Foi ampliado, em 1990, com a criação de áreas de preservação permanentes adjacentes, com 35 mil ha. Em 1991, o Parque foi declarado patrimônio cultural da humanidade, pela Unesco.

Situa-se no sudeste do Piauí e envolve áreas de 4 municípios: São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A sede administrativa do Parque, do Instituto Chico Mendes, fica na cidade de São Raimundo Nonato, a 26 km do acesso à Guarita do Boqueirão da Pedra Furada e a 19 km do acesso à Guarita da Serra da Vermelha, ambas dentro do Parque.

Além das belas formações rochosas nas chapadas e vales, destacam-se os sítios arqueológicos com pinturas rupestres e grafismos gravados sobre paredões areníticos. São mais de mil sítios cadastrados, a maior concentração conhecida de sítios arqueológicos na América. Alguns dos vestígios de presença humana, na região, datam de 48 mil anos, são os mais antigos conhecidos no continente americano.

O Parque conta também com centro de visitantes, mirantes, trilhas ecológicas e o Museu do Homem Americano. A fauna e a flora são típicas da caatinga. Encontram-se tatus, tamanduás, jaguatiricas, jacus, cotias, veados, porcos do mato, macacos-prego e onças. Existe também grande variedade de aves, lagartos e serpentes.

Mais: Arqueologia e Mapa da Serra da Capivara

 

Serra Capivara

 

Piaui

 

◄ Piauí

 

Trilha na Serra da Capivara.

 

Pinturas rupestres

 

Sítio arqueológico do Boqueirão da Pedra Furada, um dos mais visitados do Parque.

 

Turismo

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo no Nordeste, Estado do Piauí, Brasil.

 

Pinturas rupestres em um dos sítios arqueológicos do Parque.

 

Pedra furada

 

Mapa Serra Capivara

 

Toca do Boqueirão da Pedra Furada, com pinturas rupestres.

 

 

Caverna

 

Geologia

 

 

 

 

 

 

Divulgação

 

Divulgação

 

 

Divulgação

 

 

Divulgação