O Estado de Roraima situa-se na Amazônia Legal e nele fica o ponto extremo norte do Brasil, no Monte Caburaí, dentro do Parque Nacional do Monte Roraima. Faz fronteira com a Venezuela e a Guyana.

No século 18, missões carmelitas portuguesas estabeleceram-se nas margens do Rio Negro e do Rio Branco. Uma dessas missões evoluiu para a atual cidade de Boa Vista, a capital de Roraima. No início do século 19, o atual território de Roraima fazia parte da Guyana Portuguesa. No início do século 20, era parte do Estado do Amazonas, até 1943, quando foi criado o Território Federal do Rio Branco, pelo Decreto-Lei № 5.812, de 13 de setembro, junto com outros quatro territórios. Em 1962, o Território passou a se chamar de Roraima, que se tornou estado, em 1988.

É o menos populoso dos estados brasileiros, possui 514 mil habitantes (2016), distribuídos em 15 municípios. A área total é de 224 mil km², a maior parte no hemisfério norte. Cerca de 45% do território do Estado é destinado a reservas indígenas. O relevo é acidentado. O ponto mais alto fica no Monte Roraima, com 2.734 m.

Mais: Mapas, Turismo e Governo de Roraima

 

 

 

 

Roraima

 

Mapa de Roraima

 

Boa Vista turismo

 

Mapa geografico Roraima

 

 

Geografia

 

O Rio Branco, em trecho próximo a Boa Vista. É o mais importante curso d'água do Estado.

 

Monte Roraima

 

 

Pedra Pintada

 

Geografia Brasil

 

Roraima

 

A Pedra Pintada, um sítio arqueológico com pinturas rupestres e belas formações rochosas. Fica a cerca de 60 km de Pacaraima.

 

Rio Branco

 

Roraima turismo

 

Bandeira

 

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo e Dados do Brasil RR.

 

 

 

 

 

 

Fonte: IBGE

 

Joaquim Rondon