Palhoça
O povoado de Palhoça foi fundado no final do século 18, quando palhoças foram construídas para guardar farinha no caminho de tropeiros que ligava o litoral até Lages. Em 1882, tornou-se uma freguesia com o nome de Senhor Bom Jesus de Nazaré da Palhoça. Em 1894, foi elevada à condição de vila, com seu município desmembrado de São José. Em 1919, Palhoça foi elevada à condição de cidade.
Durante a Guerra dos Farrapos, o território do Município de Palhoça foi palco de alguns embates entre os farroupilhas e os imperiais. Em julho de 1839, com a tomada de Laguna, pelos farroupilhas, as tropas imperiais acamparam perto do Morro dos Cavalos, atualmente no Município de Palhoça, para defender o avanço dos rebeldes até o Desterro (Florianópolis). Em 11 de setembro, a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, na Ilha de Araçatuba, atualmente em ruínas, foi o palco de um levante liderado por revolucionários baianos, que atuaram na Sabinada, na Bahia, e participaram depois da Guerra dos Farrapos, durante a existência da República Juliana.
Atualmente, o Município de Palhoça é uma das principais áreas de veraneio de Santa Catarina.
Embora suas água sejam geladas, o litoral do Município de Palhoça é bastante pitoresco, ideal para o lazer e caminhadas. Na foto, Guarda do Embaú.
Praia de Cima, em Palhoça.
Ruínas da Fortaleza de Araçatuba, construída no século 18. Em 1839, revolucionários baianos lideraram um levante e uniram-se aos farroupilhas da República Juliana.
Guarda do Embaú
Praia de Pinheira
Copyright © Guia Geográfico - Brasil |
Palhoça
Roberto Tonera