São Cristóvão

 

A Cidade de São Cristóvão de Sergipe d'EI Rey foi fundada por Cristóvão de Barros em 1590, como sede da Capitania de Sergipe d'EI Rey.

Foi a primeira cidade fundada em Sergipe e é a quarta cidade mais antiga do Brasil, depois de Salvador, Rio de Janeiro e João Pessoa.

Em 1637, tropas de tropas de Maurício de invadiram a Cidade. Em 1645, São Cristóvão foi retomada pelos portugueses, mas a Cidade ficou em ruínas.

Em 1855, a capital da Província de Sergipe foi transferida para a nova cidade de Aracaju.

São Cristóvão possui 86 mil habitantes (2014) e fica na margem do Rio Paramopama, afluente do Vaza Barris, a 25 km de Aracaju.

Em 2010, a Praça de São Francisco foi incluída na lista da Unesco de patrimônios da humanidade.

 

◄ Sergipe

 

São Cristovao

 

 

A Fundação da Cidade de São Cristovão

São Cristóvão foi a quarta cidade fundada no Brasil, depois de Salvador, Rio de Janeiro e João Pessoa.

Jaboatão, em seu Novo Orbe Seráfico Brasilico, indica, com base em cartas de sesmarias, petições e um manuscrito, que São Cristóvão teria sido fundada já como cidade, por Cristóvão de Barros, que a batizou com o santo de seu nome. Esses documentos atestam que a Cidade foi inicialmente erguida em um local chamado de Aracaju, na margem do Rio Sergipe, transferida, poucos anos depois, para um outeiro, na Barra do Poxim, e transferida mais uma vez para outro local.

Na época, vilas podiam ser fundadas por donatários, mas a fundação de cidades requeria a aprovação do rei. Antes de Jaboatão, Rocha Pitta, em sua História da América Portuguesa, relata que a Capitania de Sergipe foi fundada por ordem real. Pitta também se refere à tomada da Cidade de S. Christovam de Sergipe, em seus relatos da invasão holandesa, deixando claro a condição de cidade para São Cristóvão.

Vários documentos existentes no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa, entre 1656 e 1822, indicam a condição de cidade para São Cristóvão.

 

Primeiras Cidades

 

Altar do Convento da Santa Cruz, em São Cristóvão, a primeira capital de Sergipe, fundada em 1590 (Foto W. Dias).

 

Igreja e Convento de São Francisco, do século 17. Abriga um dos mais importantes museus de arte sacra do Brasil.

 

Igreja Matriz de N.S. das Vitórias, do século 17 (divulgação).

 

Igreja Matriz

 

Mapa São Cristovão

 

 

 

Turismo

 

Convento São Cristóvão

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo e Dados do Brasil.

 

 

 

 

Divulgação