São Cristóvão
A Cidade de São Cristóvão de Sergipe d'EI Rey foi fundada por Cristóvão de Barros em 1590, como sede da Capitania de Sergipe d'EI Rey.
Foi a primeira cidade fundada em Sergipe e é a quarta cidade mais antiga do Brasil, depois de Salvador, Rio de Janeiro e João Pessoa.
Em 1637, tropas de tropas de Maurício de invadiram a Cidade. Em 1645, São Cristóvão foi retomada pelos portugueses, mas a Cidade ficou em ruínas.
Em 1855, a capital da Província de Sergipe foi transferida para a nova cidade de Aracaju.
São Cristóvão possui 86 mil habitantes (2014) e fica na margem do Rio Paramopama, afluente do Vaza Barris, a 25 km de Aracaju.
Em 2010, a Praça de São Francisco foi incluída na lista da Unesco de patrimônios da humanidade.
◄ Sergipe
Em Sergipe
A Fundação da Cidade de São Cristovão
São Cristóvão foi a quarta cidade fundada no Brasil, depois de Salvador, Rio de Janeiro e João Pessoa.
Jaboatão, em seu Novo Orbe Seráfico Brasilico, indica, com base em cartas de sesmarias, petições e um manuscrito, que São Cristóvão teria sido fundada já como cidade, por Cristóvão de Barros, que a batizou com o santo de seu nome. Esses documentos atestam que a Cidade foi inicialmente erguida em um local chamado de Aracaju, na margem do Rio Sergipe, transferida, poucos anos depois, para um outeiro, na Barra do Poxim, e transferida mais uma vez para outro local.
Na época, vilas podiam ser fundadas por donatários, mas a fundação de cidades requeria a aprovação do rei. Antes de Jaboatão, Rocha Pitta, em sua História da América Portuguesa, relata que a Capitania de Sergipe foi fundada por ordem real. Pitta também se refere à tomada da Cidade de S. Christovam de Sergipe, em seus relatos da invasão holandesa, deixando claro a condição de cidade para São Cristóvão.
Vários documentos existentes no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa, entre 1656 e 1822, indicam a condição de cidade para São Cristóvão.
Altar do Convento da Santa Cruz, em São Cristóvão, a primeira capital de Sergipe, fundada em 1590 (Foto W. Dias).
Igreja e Convento de São Francisco, do século 17. Abriga um dos mais importantes museus de arte sacra do Brasil.
Igreja Matriz de N.S. da Vitória, do século 17 (divulgação).
Copyright © Guia Geográfico - Brasil Turismo. |
Divulgação