Parque Nacional da Serra da Capivara
O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 5 de junho de 1979, pelo Decreto № 83.548, visando proteger flora, fauna, as belezas naturais e os monumentos arqueológicos numa área de 100 mil ha. Foi ampliado, em 1990, com a criação de áreas de preservação permanentes adjacentes, com 35 mil ha. Em 1991, o Parque foi declarado patrimônio cultural da humanidade, pela Unesco.
Situa-se no sudeste do Piauí e envolve áreas de 4 municípios: São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A sede administrativa do Parque, do Instituto Chico Mendes, fica na cidade de São Raimundo Nonato, a 26 km do acesso à Guarita do Boqueirão da Pedra Furada e a 19 km do acesso à Guarita da Serra da Vermelha, ambas dentro do Parque.
Além das belas formações rochosas nas chapadas e vales, destacam-se os sítios arqueológicos com pinturas rupestres e grafismos gravados sobre paredões areníticos. São mais de mil sítios cadastrados, a maior concentração conhecida de sítios arqueológicos na América. Alguns dos vestígios de presença humana, na região, datam de 48 mil anos, são os mais antigos conhecidos no continente americano.
O Parque conta também com centro de visitantes, mirantes, trilhas ecológicas e o Museu do Homem Americano. A fauna e a flora são típicas da caatinga. Encontram-se tatus, tamanduás, jaguatiricas, jacus, cotias, veados, porcos do mato, macacos-prego e onças. Existe também grande variedade de aves, lagartos e serpentes.
Mais: Mapa da Serra da Capivara ►
Trilha na Serra da Capivara.
Sítio arqueológico do Boqueirão da Pedra Furada, um dos mais visitados do Parque.
Copyright © Guia Geográfico - Brasil |
Pinturas rupestres em um dos sítios arqueológicos do Parque.
Toca do Boqueirão da Pedra Furada, com pinturas rupestres.
Parque Nacional da Serra da Capivara
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação