Parque Nacional do Monte Roraima
O P.N. do Monte Roraima foi criado em 1989, pelo Decreto nº 97.887 de 28 de junho. Tem área de 116.747,80 hectares. É administrado pelo Instituto Chico Mendes.
O Parque abrange a área do extremo norte do Brasil e parte da Serra do Pacaraima, incluindo o Monte Roraima e o Monte Caburaí (1.465 m), o ponto extremo norte do Brasil.
O Monte Roraima marca a fronteira tríplice do Brasil com a Venezuela e a Guyana. Tem forma de mesa, com vários quilômetros quadrados de área, e encostas escarpadas. A maior parte do Monte Roraima fica na Venezuela, incluindo sua altitude máxima, com 2.810 m. No Brasil, seu ponto mais alto tem 2.734 m de altitude, justo o local da fronteira tríplice.
Acima, parte do Monte Roraima, visto da Venezuela para o Brasil (parte ao fundo). A menor formação rochosa, à direita, é o Wei-Assipu, na fronteira com a Guyana.
◄ Roraima
Foto Ibama
Venezuela
O Monte Roraima (direita) e o Kukenán (esquerda) vistos do lado da Venezuela, no Parque Nacional Canaima.
Aspecto da região brasileira do Monte Roraima, sob nevoeiro.
O Monte Roraima possui muitas e incríveis formações rochosas (foto Ibama).
Wei-Assipu
Brasil
Marco da fronteira tríplice Brasil-Guyana-Venezuela, no Monte Roraima (foto Ibama).
Monte Caburaí, o extremo norte do Brasil, fica dentro do Parque Nacional do Monte Roraima, na fronteira com a Guyana, no Município de Uiramutã. Tem 1.465 m de altitude e abriga a nascente do rio Uailã. O acesso é feito apenas por via aérea.
Cachoeira Garã-Garã no Rio Uailã, em Uiramutã, com cerca de 100 m (divulgação).
Copyright © Guia Geográfico - Brasil |
Parque Nacional do Monte Roraima
Divulgação
Fonte (editada): USGS/Coastal and Marine Geology Program.
Foto Paolo Costa Baldi