Montanhas do Tumucumaque

 

As Montanhas do Tumucumaque estão localizadas na serra do mesmo nome, no Escudo das Guyanas. As formações rochosas características são complexos gnáisico-migmatíticos (com idade de 3,85 a 2,5 bilhões de anos). Seu relevo é suave-ondulado a colinoso. É o berço de rios importantes como o Oiapoque, o Jari, o Araguari e o Amapari.

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) foi criado em 2002, com área de 3.846 mil hectares (cerca de 1% da Região Norte) e perímetro de 1.921 km. Está localizado na região noroeste do Amapá e faz fronteira com o Parc national de Guyane Amazonie, na Guyana Francesa, separado pelo rio Oiapoque. Tem uma pequena fronteira com o Suriname e 471 km² (1,2%) do Parque estão no município de Almeirim, no Pará. No Amapá, abrange os municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari, Calçoene, Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari.

O PNMT é o maior parque nacional do Brasil, envolve um sistema sócio-ecológico complexo e adota um plano de manejo adaptativo e multidisciplinar, pois sistemas ecológicos são dinâmicos e imprevisíveis. A vegetação característica é a floresta de terra firme (floresta ombrófila densa), algumas árvores possuem mais de 60m de altura. Tem uma rica diversidade de animais silvestres.

Visite o blog oficial do PN Montanhas do Tumucumaque

 

O tucano com seu enorme bico colorido. Um pássaro nativo das florestas tropicais da América do Sul, habitando desde a Amazônia até o norte da Argentina.

 

Montanhas Tumucumaque

 

Turismo Amapa

 

Embaixo, uma das imagens do Tumucumaque, de Cassandra Oliveira.

 

Unidades Conservação

 

Amazonia

 

Mapa Tumucumaque

 

Amapá

 

 

Imagens Tumucumaque

 

Tucano

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo e Informações do Brasil

 

 

Ibama

 

Montanhas do Tumucumaque

 

 

Ibama

 

 

Mapa Fisico Amapa