Amazônia

A Amazônia é a região formada pela bacia do Rio Amazonas e recoberta pela Floresta Amazônica: a maior floresta tropical do mundo. A Grande Amazônia abrange nove países da América do Sul e uma área de 7,5 milhões de km².

A área brasileira representa cerca de 66% desse total, sendo que a Amazônia Legal envolve os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e parte do Maranhão, com uma área de cerca de 5 milhões de km². A primeira delimitação legal da Amazônia brasileira foi definida pela Lei Nº 1.806, de 06.01.1953, para o Plano de Valorização Econômica da Amazônia.

Quando os colonizadores europeus chegaram na Amazônia, no século 16, ela era habitada por uma grande população indígena, talvez, com alguns milhões de habitantes. Os indígenas desenvolveram técnicas de agricultura, que envolviam pelo menos 83 diferentes espécies de plantas nativas. Atualmente, residem na Amazônia 56% da população indígena brasileira.

Hoje, o desmatamento coloca em risco todo o equilíbrio ecológico da região.

O Rio Amazonas é a maior bacia hidrográfica do mundo. Disputa com o Rio Nilo ser o mais longo. Os dois rios vêm ganhando mais quilômetros, nas últimas décadas, com novos estudos.

Estima-se que existam cerca de 3 mil espécies de peixes, incluindo o tambaqui, o jaraqui, o curimatã e o pacus.

Mais: História do Estado do Amazonas

 

 

Detalhe da Floresta Amazônica, rica biodiversidade e extensas áreas praticamente intocadas por humanos (foto Christian Knepper).

 

 

 

 

◄ Brasil

 

Embarcação em Igarapé (Cores do Brasil). Fotos da Amazônia

 

Macaco de cheiro (Saguinus sciureus), encontrado no topo das árvores em florestas tropicais da América do Sul (foto Antonio Neto).

 

Biomas

 

Embarcações Rio Negro

 

Preguiça

 

Historia do Pará

 

Pacaas Novos

 

Ciclo Borracha

 

Cenário na Amazônia, em 1868, publicado no livro de Keller-Leuzinger, Vom Amazonas und Madeira, 1874. Keller foi contratado pelo governo imperial para apresentar alternativas de transporte através vales dos rios Mamoré e Madeira. Em 1870, estava decidida a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, um dos maiores empreendimentos de engenharia já realizados na Amazônia.

 

Preguiça real, com dois dedos (Choloepus didactlyus), muito encontrada na Amazônia (foto acima). Existem 5 espécies conhecidas de preguiça que habitam a América do Sul e Central, com dois e três dedos. É um mamífero herbívoro de hábitos noturnos e movimentos muito lentos. Atinge cerca de 60 cm de comprimento e até 8 kg, possui pelagem longa e áspera e vive dependurada em árvores

 

Amazônia antiga

 

Igarape Amazonia

 

Macaco, fauna

 

 

Amazônia

 

Floresta Amazônica

 

Copyright © Guia Geográfico - Brasil.

 

Divisão Hidrográfica Brasil

 

Embarcações em praia fluvial do Rio Negro.

 

 

Vista aérea da planície amazônica (Cores do Brasil).

 

 

Rio Amazonas

 

Brasil Turismo

 

Pantanal

 

Amazônia

 

 

 

 

 

 

 

 

Cores do Brasil