Bahia

 

O litoral da Bahia era habitado pelos tupiniquins e tupinambás, quando os portugueses avistaram o Monte Pascoal, pela primeira vez, em 1500. Iniciou-se, então, a colonização portuguesa e a introdução da cultura europeia no Brasil.

A notória criatividade cultural do povo baiano tem origem, principalmente, em sua diversidade étnica. A cultura, a história, junto com o belo litoral, o Rio São Francisco e as paisagens da Chapada Diamantina, transformam a Bahia em uma terra encantadora. Matriz cultural do Brasil.

A cidade histórica de Salvador é a capital do Estado. Foi a primeira capital do Brasil e, hoje, voltou a ser a terceira maior cidade do País. É também a capital da alegria e o principal destino turístico, em viagens domésticas.

 

Sorria, você está na Bahia.

 

 

Mais sobre a Bahia

A Bahia é o sexto estado mais rico do País. A Região Metropolitana de Salvador e o litoral baiano sempre foram regiões prósperas. A Grande Salvador tem um PIB per capta superior à média nacional, sendo uma das regiões de crescimento mais elevado do Brasil, nos últimos anos.

Historicamente, a Bahia foi o palco de grandes lutas, além daquelas pela defesa do território da América Lusitana. Houve a Conjuração Baiana (1798), as lutas pela Independência do Brasil na Bahia (1822-1823), o movimento nativista do Guanais (1832), a Revolta dos Malês (1835), a Sabinada (1837-1838) e Canudos (1896-1897), entre outras.

Independência do Brasil não se deu às margens do Ipiranga. O Independência ou Morte de D. Pedro I, entretanto, foi um grito de guerra e ela ocorreu no Norte e Nordeste do País. As lutas mais decisivas foram travadas no Recôncavo Baiano. Heróis e heroínas dessas batalhas são lembrados hoje em monumentos, eventos e logradouros da região. A vitória dos brasileiros na Bahia é comemorada em Dois de Julho e foi decisiva para a conquista da Independência do Brasil.

 

Os orixás do Dique do Tororó, em Salvador, com a Arena Fonte Nova, ao fundo.

 

As ruínas do Castelo Garcia d'Ávila e sua capela. O edifício que deu o nome à Praia do Forte é testemunhas da História do Brasil, desde o século 16. Foi a sede de um grande território, abrangendo áreas de alguns estados do Nordeste. Os descendentes de Garcia D'Ávila, que chegou com Thomé de Sousa, em 1549, residiram nesse Castelo por cerca de 300 anos e foram protagonistas de muitos eventos históricos do Brasil.

 

 

O pôr do sol visto do Morro do Cristo, na Barra, em Salvador, terra de paisagens mágicas e cultura inspiradora. Mais Praias da Bahia

 

Salvador Turismo

 

Casa Torre

 

Bahia

 

Por do sol

 

Igrejas Bahia

 

Ecoturismo Bahia

 

Copyright © Guia Geográfico Brasil - Bahia. Bresil, Brazilska, Braxî, Brazilija, Brazylia, Brezilya.

 

Brasil

 

 

Capoeira

 

Mapas da Bahia

 

 

Mapa Turístico

 

 

Bandeira Bahia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Raul Golinelli