Magia, festa e história encontram-se na primeira capital do Brasil.

A Rua de São Pedro, trecho da Av. 7 de Setembro, em cena dos anos 1920. Ao fundo, o Mosteiro de São Bento, o primeiro do Brasil, fundado no século 16. Sua Igreja foi elevada à condição de basílica, pelo Papa João Paulo II.

Até os anos '40, Salvador era o principal destino turístico do País. Muitos postais da Cidade foram enviados ao exterior. O postal original da fotografia acima foi oferecido no site internacional Delcampe. A oferta do dono deste site aqui (Jonildo Bacelar) pelo postal, de 212 libras esterlinas, foi superada. Nos últimos anos, as fotografias da Salvador antiga têm adquirindo valores inacreditáveis. Estão entre as mais valorizadas do mundo.

 

Brasil

Bahia

 

Praias Bahia

 

Bahia

 

O Bombardeio de Salvador, de 1912, a mando do Presidente da República, foi um dos mais vergonhosos eventos da História do Brasil.

No início do século 17, Salvador foi bombardeada várias vezes pelos holandeses e invadida em 1624. Retomada no ano seguinte, a cidade, que foi construída no século 16, já como uma fortaleza, foi transformada em uma área inexpugnável, de acordo com o engenheiro militar francês Amédée F. Frezier (1682-1773). A quantidade de fortes em Salvador é sem igual nas Américas e a retaguarda era protegida por um imenso dique.

Em 1910, o gaúcho Hermes da Fonseca, marechal do exército, concorreu à Presidência, com o baiano Ruy Barbosa, e venceu. Em 1912, defendendo seu ministro, candidato ao governo da Bahia, em um lance de inacreditável truculência, Hermes da Fonseca mandou bombardear a cidade com os mesmos canhões que deveriam protegê-la.

O número de vítimas é incerto. Vários prédios históricos foram atingidos. O Palácio do Governo foi destruído e a Biblioteca Pública, a primeira do Brasil, foi incendiada, perdendo-se por completo cerca de 100 mil livros e valiosíssimos documentos históricos.

 

Terra dos orixás, do Carnaval e de Dorival Caymmi. A Cidade de Jesus Cristo, o Salvador.

Fundada em 1549 em uma península na entrada da Baía de Todos os Santos. Local especialmente escolhido por Thomé de Sousa para abrigar a primeira capital do Brasil. Ocupou essa condição até 1763. Em 1808, tornou-se a primeira sede da Coroa Portuguesa, fora de Portugal.

Até o início do século 19, era uma das mais importantes cidades da América e a segunda maior do Império Lusitano, depois de Lisboa. Em 2015, Salvador recebeu da Unesco o selo de Cidade Criativa, por sua música.

Mais: História da Cidade e Salvador Antiga►

 

Salvador no início do Século 20.

 

 

Palácio Rio Branco, em Salvador. Construído para sede do Governo da América Lusitana, em 1549, ano da fundação da Cidade, primeira capital do Brasil. Serviu também de residência provisória a Dom João VI, Dom Pedro I e Dom Pedro II.

O atual prédio, inaugurado em 1919, foi reconstruído após a destruição do antigo no Bombardeio de Salvador. Foi sede do Governo do Estado da Bahia até 1979. Desde 1986, é o Centro de Memória da Bahia, Fundação Pedro Calmon.

 

Primeiro automovel

 

Mosteiro Bahia

 

Este é o Thomson road steamer, o primeiro automóvel urbano que rodou, com sucesso, no Brasil. Na ilustração, o veículo que estreou em Edimburgo. Um modelo igual ou muito similar foi importado pelo renomado jurista baiano Francisco Antonio Pereira Rocha. Rodou pela primeira vez, em Salvador, provavelmente em 3 de maio de 1871, subindo a íngreme Ladeira da Conceição da Praia. Foi o primeiro automóvel a usar rodas com borracha e foi um precursor do ônibus moderno, adquirido para o transporte público em Salvador.

Apresenta-se aqui, como registro histórico, pela primeira vez no Brasil, o modelo correto, com cinco rodas, daquele que muitos autores especializados chamam de "o primeiro automóvel do Brasil", mas que nunca acharam qual era o automóvel com cinco rodas, uma na frente para a direção, referido pelo historiador Manoel Querino, que viu o carro. O conjunto assentava-se provavelmente sobre um único chassi para dar estabilidade ao compartimento de passageiros sobre apenas duas rodas.

 

Cruzeiro São Francisco

 

Fonte Nova

 

 

 

Mapa Salvador

 

Copyright © Guia Geográfico - Brasil. Salvador Bahia. Brasilien, Brazileje, Brasile, Brazílie, Brazilo.

 

 

Capoeira

 

 

 

Salvador Bahia

 

 

 

Salvador Antiga

 

Turismo Salvador Bahia

 

 

Acessos a Salvador

 

 

Bahia Imagens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rita Barreto