Cidade de Goiás

 

A Cidade de Goiás, também conhecida como Goiás Velho, deu o nome ao Estado e foi sua antiga capital até 1937, quando a capital foi transferida para Goiânia. Em 2001, foi declarada patrimônio da humanidade pela Unesco.

Suas raízes remontam ao antigo Arraial de Sant'Anna, fundado pelo explorador Bartolomeu Bueno da Silva, em 1727. Tornou-se a Vila Boa de Goyaz, em 1736, e sede da Capitania de Goyaz, instalada em 1748.

O município é protegido pela Serra Dourada, abriga antigos sobrados, igrejas barrocas e outros patrimônios históricos e culturais. Aqui nasceu e morou a poetiza Cora Coralina (1889-1985) e sua casa foi transformada em museu. Hoje, o município possui 24 mil habitantes (2015). Mais: Turismo em Goiás

 

 

Goias Velho

 

Goiás

 

Historia de Goias

 

Busto de Cora Coralina instalado junto à sua casa, no centenário de seu nascimento.

 

Museu das Bandeiras, no Largo do Chafariz. Abriga peças dos século 18 e 19, além de documentos históricos.

 

Chafariz

 

Procissão Fogareu

 

Cora Coralina

 

Fotografia antiga do Largo do Palácio, na Cidade de Goiás. À direita, vê-se as ruínas da Catedral de Santana. Embaixo, uma foto recente do mesmo templo.

A Prelazia de Goiás foi criada em 6 de dezembro de 1745, mas instalada somente em 1782. A Diocese de Goiás foi criada em 1826, como sufragânea da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, que, na época, era a sede da única província eclesiástica do Brasil.

Esse templo da Igreja de Sant'Anna começou a ser construído, em 1743. Em 1759, o teto desabou e, ao longo de sua história, outros problemas estruturais e alterações de projeto aconteceram até adquirir a arquitetura atual, em 1998, com ajuda do Iphan.

 

A tradicional Procissão do Fogaréu, com a Igreja do Rosário, ao fundo.

 

Igreja da Boa Morte, do século 18, atual sede do Museu de Arte Sacra.

 

Mapa Goias Velho

 

Casario

 

Catedral

 

Santana

 

 

Museu Bandeiras

 

 

Turismo

 

 

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo e Informações do Brasil, patrimônios culturais brasileiros.

 

 

Cidade de Goiás

 

 

 

Goiania

 

Divulgação

 

Marcello Casal

 

Acervo IBGE

 

 

 

 

Marcello Casal

 

Divulgação

 

Eigene Aufnahme

 

Marcello Casal

 

Divulgação