Pirenópolis

 

 

O arraial das Minas de Nossa Senhora do Rosário foi fundado, em 1727, aos pés da Serra dos Pireneus, pelos exploradores Manoel Rodrigues Tomar e Urbano do Couto Menezes, que buscavam a exploração do ouro. Foi um dos primeiros núcleos coloniais de Goiás.

Em 1832, tornou-se a Vila Meia Ponte e, em 1853, foi elevada à condição de cidade. O nome Meia Ponte tem origem em uma enchente que levou metade da ponte sobre o Rio das Almas. Em 1890, passou a se chamar Pyrenopolis.

A Cidade tem 24 mil habitantes (2015). Possui muitos casarões antigos, edifícios históricos e é tombada pelo Iphan. Fica a 120 km de Goiânia.

Mais Prefeitura de Pirenópolis

 

Igreja Pirenopolis

 

Goiás

 

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, erguida entre 1728 e 1732. É considerado o maior monumento religioso do Estado de Goiás. Em 2002, um incêndio destruiu grande parte do templo, que foi reconstruído sob a orientação do Iphan.

 

Mapa Pirenopolis

 

Igreja Senhor Bonfim

 

A Cachoeira do Rosário, em Pirenópolis.

 

 

Cidade de Goias

 

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, edificada entre 1750 e 1754. A imagem do Senhor Jesus do Bonfim foi trazida de Salvador pelo sargento-mor Antônio José de Campos.

 

 

Cachoeira Pirenopolis

 

 

Turismo

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo e Informações da cidade histórica do Brasil

 

 

Marcello Casa

 

 

 

 

Nicolau El-Moor

 

Leonardo G.