Corumbá

 

 

Corumbá é a cidade mais antiga do Mato Grosso do Sul. Possui grande patrimônio histórico. Situa-se na margem direita do Rio Paraguay, no coração do Pantanal, a 434 km de Campo Grande. São 109 mil habitantes (2016).

Começou como um pequeno arraial, fundado em 1778, buscando garantir os acordos de fronteira com a América Espanhola, próximo do Forte Coimbra, edificado, em 1775. Foi elevado à categoria de vila, em 1850, como Vila de Albuquerque. Em 1865, foi ocupada pelos paraguayos, durante a Guerra do Paraguay. A Vila foi reconstruída após a Guerra e reinstalada, em 1872. Foi elevada à condição de cidade, em 1878.

Mais: Prefeitura de Corumbá

 

Corumba

 

A Praça da República, em foto antiga de J. Siqueira. Ao fundo, a Catedral de N.S. da Candelária (1885) e o Grupo Escolar Luís de Albuquerque, inaugurado em 1924.

 

Forte Coimbra

 

Mato Grosso do Sul

 

Mapa Corumba

 

Serra da Bodoquena

 

Forte Principe Beira

 

Vista de Corumbá (foto Iphan/ Nabil Bonduk).

 

Forte de Coimbra, na margem direita do Rio Paraguay, próximo das fronteiras com a Bolívia e Paraguay, no município de Corumbá. A fortificação primitiva foi construída no local, em 1775, durante as disputas territoriais com a Espanha. Era referido como Presídio de Nova Coimbra ou Forte de Nossa Senhora do Carmo. A edificação foi restaurada e ampliada, entre 1791 e 1797. O Forte foi tomado pelos paraguayos, em 1868, durante a Guerra do Paraguay, após brava resistência dos brasileiros. O Forte foi retomado e reconstruído após o conflito. O conjunto arquitetônico conta também com capela, alojamento e casa de pólvora.

 

 

 

Bonito

 

A Praça da República, em Corumbá, com o Obelisco em homenagem aos heróis da Guerra do Paraguay.

 

Praca Republica

 

 

Cidade

 

 

 

Turismo

 

 

 

Corumbá

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo e Informações do Brasil

 

 

 

 

 

 

 

Cores do Brasil

 

 

 

Divulgação