Pantanal
O Pantanal é a maior planície de inundação contínua do mundo, formada principalmente pelas cheias do rio Paraguay e afluentes. A região tem cerca de 250 mil km², sendo que cerca de 83% fica no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O restante fica principalmente na Bolívia (15%) e uma pequena parte ao Paraguay, onde recebe o nome de Chaco. Em 2000, a Unesco delimitou 1,3% da área total como Área de Conservação do Pantanal. Uma parte da região forma o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, criado em 1981, localizado no município de Poconé (MT), com área de 135.000 hectares.
Possui uma impressionante diversidade na fauna e flora. São 1.132 espécies de borboleta, 656 de aves, 122 de mamíferos, 263 de peixes e 93 de répteis. Na época das chuvas, entre outubro e fevereiro, o Pantanal fica praticamente intransitável por terra. No restante do ano, o solo forma um excelente pasto para o gado, em algumas áreas, base da economia da região, além do garimpo de ouro e diamante. O Pantanal é, também, um dos principais destinos de turismo ecológico no Brasil.
Mais: Parques Nacionais ►
Aspecto geral da vegetação do Pantanal (foto IBGE).
◄ Brasil
Aspecto do Pantanal no Mato Grosso do Sul.
A onça pintada do Pantanal, ameaçada de extinção (Panthera onça). O maior felino das Américas é um animal de hábitos noturnos, caçando capivaras, veados, peixes e aves. A onça adulta pode chegar a dois metros de comprimento e pesar 160 kg. É encontrada também em regiões de mata atlântica e Amazônia.
Jacaré do Pantanal (Caiman yacare). Pode chegar a mais de 2,5 m de comprimento e sua presença é abundante na região.
Polícia florestal do Mato Grosso do Sul, Rio Paraguai (foto Cores do Brasil).
Capivara, o maior roedor do mundo, natural da América do Sul, gosta de áreas alagadas como as do Pantanal, onde são encontradas com frequência.
Aspecto da vegetação do Pantanal do Mato Grosso.
Ariranha (Pteronura brasiliensis), uma espécie de lontra, muito encontrada no Pantanal. É um mamífero carnívoro e semi-aquático sul-americano. Vive em grupos nas margens dos rios alimentando-se principalmente de peixes (foto Embratur).
Tuiuiús no Pantanal. O tuiuiú ou jaburu é uma ave migratória que habita a América do Sul e Central, muito encontrada no Pantanal. Chega a atingir mais de um metro de altura (foto IBGE). O Pantanal é um paraíso para aves aquáticas.
Socó-boi, uma ave da mesma família das garças, ameaçada de extinção (foto Embratur).
Pantanal
Copyright © Guia Geográfico - Brasil Turismo. |
Rico
Embratur
Cores do Brasil