Belém

 

◄ Pará

 

Mapa Belem

 

A capital do Estado do Pará tem origens na construção do Forte do Presépio, em janeiro de 1616. Ao redor do Forte desenvolveu-se um povoado sob a invocação de Nossa Senhora de Belém. Antes de 1640, Belém já era uma cidade.

No início do século 18, Rocha Pitta, em sua Historia da America Portugueza (1724), notou ser Belém "nobilissimamente edificada e enobrecida de suntuosas igrejas ... e das magníficas casas dos moradores... com muita e boa artilharia... É seu porto capaz de grandes navios" e continuou relatando a opulência da região.

Também, o cientista francês Charles-Marie de La Condamine encantou-se com Belém, quando visitou a Cidade em 1743, dizendo-se sentir transportado para a Europa.

Em 1751, Belém tornou-se a capital do Estado do Grão-Pará e Maranhão, subordinado diretamente a Lisboa. A Cidade era o centro da colonização da Amazônia.

Hoje, o município tem 1,4 milhões de habitantes(2014). No segundo domingo de outubro, a Cidade recebe devotos de todo o Brasil na procissão do Círio de Nazaré.

Em 2015, Belém recebeu da Unesco o selo de Cidade Criativa, por sua gastronomia.

 

Praia de Maraú em Mosqueiro, distrito de Belém (foto Heden Franco).

 

Lazer no Complexo Turístico Ver-o-Rio.

 

A Praça da República, em Belém, e o Theatro da Paz.

Embaixo, o Mercado Ver-o-Peso.

 

Praia Belem
Ver o Rio

 

Porto

 

Belem

 

La Torchère no Jardim Botânico de Belém, do escultor francês Jean Gautherin (1840-1890), escultura em bronze fundida na Val d’Osne (foto Dominique Perchet).

 

 

Jean Gautherin

 

Para Turismo

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo na capital paraense - PA.

 

 

 

Turismo no Pará

 

 

 

 

 

Belém

 

 

 

Jean Barbosa

 

 

Alessandra Serrão

 

Tássia Barros