Pernambuco

Pernambuco tem fortes tradições culturais, imenso patrimônio histórico e lindas praias. Foi a mais próspera das capitanias brasileiras durante o domínio lusitano. A capital é Recife, que foi a terceira maior cidade do Brasil, na primeira metade do século 20.

Os pernambucanos entraram no século 21 com fôlego renovado, conquistando novos espaços no cenário nacional.

Mais: História de Pernambuco

 

Brasil

 

 

Acima, igrejas na cidade histórica de Olinda, com vista para Recife, ao fundo. Desde 1982, Olinda está na lista da Unesco como patrimônio histórico e cultural da humanidade. Embaixo, praia de Carneiros em Tamandaré, um paraíso com 16 km de belas praias com águas tranquilas e mornas.

 

 

Praia Tamandaré

 

Fernando Noronha

 

Universidade Pernambuco
Historia Pernambuco

 

Olinda

 

Nordeste

 

Zé do Pifo, um tocador de pífano de Pernambuco. O pífano é um instrumento da música folclórica nordestista, semelhante à flauta, feito de taquara, uma madeira encontrada nas matas de Pernambuco.

 

 

Arquitetura em Recife, uma cidade com vários canais.

 

Mapa fisico Pernambuco

 

 

Olinda PE

 

São Pedro São Paulo

 

A Universidade Federal de Pernambuco está entre as melhores do Brasil. Na área de Ciências Humanas, por exemplo, tem sido um centro de excelência nacional. É também um importante centro de pesquisa em energia para o desenvolvimento sustentável, entre outras áreas.

Recife abrigou, no século 18, o terceiro mais antigo curso de engenharia no Brasil, depois da Bahia e do Rio de Janeiro, e que existiu até 1812.

Na foto, o Centro de Convenções da UFPE, com o bairro litorâneo da Boa Viagem, em Recife, ao fundo (foto Karla Vital - Pipa Comunicação).

 

 

Recife Pernambuco

 

Copyright © Guia Geográfico - Brasil

 

C. Knepper

 

Tocador Pifano

 

Imagens PE

 

 

 

H. Oliveira

 

 

Divulgação

 

 

W. Dias