Pernambuco tem fortes tradições culturais, imenso patrimônio histórico e lindas praias. Foi a mais próspera das capitanias brasileiras durante o domínio lusitano. A capital é Recife, que foi a terceira maior cidade do Brasil, na primeira metade do século 20.
Os pernambucanos entraram no século 21 com fôlego renovado, conquistando novos espaços no cenário nacional.
Mais: História de Pernambuco ►
◄ Brasil
Acima, igrejas na cidade histórica de Olinda, com vista para Recife, ao fundo. Desde 1982, Olinda está na lista da Unesco como patrimônio histórico e cultural da humanidade. Embaixo, praia de Carneiros em Tamandaré, um paraíso com 16 km de belas praias com águas tranquilas e mornas.
Zé do Pifo, um tocador de pífano de Pernambuco. O pífano é um instrumento da música folclórica nordestista, semelhante à flauta, feito de taquara, uma madeira encontrada nas matas de Pernambuco.
Arquitetura em Recife, uma cidade com vários canais.
A Universidade Federal de Pernambuco está entre as melhores do Brasil. Na área de Ciências Humanas, por exemplo, tem sido um centro de excelência nacional. É também um importante centro de pesquisa em energia para o desenvolvimento sustentável, entre outras áreas.
Recife abrigou, no século 18, o terceiro mais antigo curso de engenharia no Brasil, depois da Bahia e do Rio de Janeiro, e que existiu até 1812.
Na foto, o Centro de Convenções da UFPE, com o bairro litorâneo da Boa Viagem, em Recife, ao fundo (foto Karla Vital - Pipa Comunicação).
Copyright © Guia Geográfico - Brasil Turismo. |
C. Knepper
H. Oliveira
Divulgação
W. Dias