Porto Velho

 

Porto Velho, a Capital de Rondônia, foi registrado desde o século 19. Em 1866, durante a Guerra do Paraguay, o Governo Imperial enviou, para o local, um Destacamento do Exército, que ocupou as duas margens do Rio Madeira.

Em 1908, por ser um porto melhor que Santo Antônio, capaz de atracar grandes navios, Porto Velho passou a abrigar um núcleo colonial e um canteiro de obras para a construção da Estrada de Ferro Madeira- Mamoré.

Fica a 7 km de distância da histórica Santo Antônio do Madeira, fundada, em 1728, como uma missão jesuítica, e que atualmente é um bairro de Porto Velho.

Porto Velho foi fundado, na condição de vila e sede municipal, em 2 de outubro de 1914, desmembrado de Humaitá. Foi instalado, em 24 de janeiro de 1915, e elevado à categoria de cidade, em 1919. O Município era parte do Estado do Amazonas, até a criação do Território do Guaporé, em 1943.

São 511 mil habitantes (2016). Mais: Prefeitura de Porto Velho

 

Porto Velho

 

Mapa Porto Velho

 

Rondônia

 

Estrada Ferro Madeira Mamore

 

Vista parcial de Porto Velho (divulgação).

 

Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Porto Velho. Sua construção começou em 1917 e continuou pelo século 20. O templo, ainda incompleto, foi consagrado em 1978.

 

 

Catedral

 

 

Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, inaugurada parcialmente em 2012 (foto Cleris Muniz).

 

Forte Principe Beira

 

Hidreletrica

 

Rondonia

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo e Dados do Brasil RO.

 

 

 

 

 

 

Porto Velho

 

 

Divulgação