Magia, festa e história encontram-se na primeira capital do Brasil.
A Rua de São Pedro, trecho da Av. 7 de Setembro, em cena dos anos 1920. Ao fundo, o Mosteiro de São Bento, o primeiro do Brasil, fundado no século 16. Sua Igreja foi elevada à condição de basílica, pelo Papa João Paulo II.
Salvador é tradicionalmente um dos principais destinos turísticos do País. Muitos postais da Cidade foram enviados ao exterior.
Salvador em paisagem única, no início do Século 20.
No início do século 17, Salvador foi bombardeada várias vezes pelos holandeses e invadida em 1624. Retomada no ano seguinte, a cidade, que foi construída no século 16, já como uma fortaleza, foi transformada em uma área inexpugnável, de acordo com o engenheiro militar francês Amédée F. Frezier (1682-1773). A quantidade de fortes em Salvador é sem igual na América e a retaguarda era protegida por um imenso dique.
Mais: Salvador Antiga ►
Terra dos orixás, do Carnaval e de Dorival Caymmi. A Cidade de Jesus Cristo, o Salvador.
Fundada em 1549 em uma península na entrada da Baía de Todos os Santos. Local especialmente escolhido por Thomé de Sousa para abrigar a primeira capital do Brasil. Ocupou essa condição até 1763. Em 1808, tornou-se a primeira sede da Coroa Portuguesa, fora de Portugal.
Até o início do século 19, era uma das mais importantes cidades da América e a segunda maior do Império Lusitano, depois de Lisboa. Em 2015, Salvador recebeu da Unesco o selo de Cidade Criativa, por sua música.
Mais: História da Cidade ►
Palácio Rio Branco, em Salvador. Construído para sede do Governo da América Lusitana, em 1549, ano da fundação da Cidade, primeira capital do Brasil. Serviu também de residência provisória a Dom João VI, Dom Pedro I e Dom Pedro II.
O atual prédio, inaugurado em 1919, foi reconstruído após a destruição do antigo no Bombardeio de Salvador. Foi sede do Governo do Estado da Bahia até 1979. Desde 1986, é o Centro de Memória da Bahia, Fundação Pedro Calmon.
Este é o Thomson road steamer, o primeiro automóvel urbano que rodou, com sucesso, no Brasil. Na ilustração, o veículo que estreou em Edimburgo. Um modelo igual ou muito similar foi importado pelo renomado jurista baiano Francisco Antonio Pereira Rocha. Rodou pela primeira vez, em Salvador, provavelmente em 3 de maio de 1871, subindo a íngreme Ladeira da Conceição da Praia. Foi o primeiro automóvel a usar rodas com borracha e foi um precursor do ônibus moderno, adquirido para o transporte público em Salvador.
Apresenta-se aqui, como registro histórico, pela primeira vez no Brasil, o modelo correto, com cinco rodas, daquele que muitos autores especializados chamam de "o primeiro automóvel do Brasil", mas que nunca acharam qual era o automóvel com cinco rodas, uma na frente para a direção, referido pelo historiador Manoel Querino, que viu o carro. O conjunto assentava-se provavelmente sobre um único chassi para dar estabilidade ao compartimento de passageiros sobre apenas duas rodas.
Veleiro da 17ª Regata Charente-Maritime (França) - Bahia chega, em Salvador, após atravessar o Oceano Atlântico (foto Arisson Marinho).
Copyright © Guia Geográfico - Brasil |
Rita Barreto