O litoral da Bahia era habitado pelos tupiniquins e tupinambás, quando os portugueses avistaram o Monte Pascoal, pela primeira vez, em 1500. Iniciou-se, então, a colonização portuguesa e a introdução da cultura europeia no Brasil.
A notória criatividade cultural do povo baiano tem origem, principalmente, em sua diversidade étnica. A cultura, a história, junto com o belo litoral, o Rio São Francisco e as paisagens da Chapada Diamantina, transformam a Bahia em uma terra encantadora. Matriz cultural do Brasil.
A cidade histórica de Salvador é a capital do Estado. Foi a primeira capital do Brasil. Hoje, é também a capital da alegria e o principal destino turístico, em viagens domésticas.
Mais sobre a Bahia
A Bahia é o sexto estado mais rico do País. A Grande Salvador tem um PIB per capta superior à média nacional, sendo uma das regiões de crescimento mais elevado do Brasil, nos últimos anos.
Historicamente, a Bahia foi o palco de grandes lutas, além daquelas pela defesa do território na época da América Lusitana. Houve a Conjuração Baiana (1798), as lutas pela Independência do Brasil na Bahia (1822-1823), o movimento nativista do Guanais (1832), a Revolta dos Malês (1835), a Sabinada (1837-1838) e Canudos (1896-1897), entre outras.
Os orixás do Dique do Tororó, em Salvador, com a Arena Fonte Nova, ao fundo.
As ruínas do Castelo Garcia d'Ávila e sua capela. O edifício que deu o nome à Praia do Forte é testemunhas da História do Brasil, desde o século 16. Foi a sede de um grande território, abrangendo áreas de alguns estados do Nordeste. Os descendentes de Garcia D'Ávila, que chegou com Thomé de Sousa, em 1549, residiram nesse Castelo por cerca de 300 anos e foram protagonistas de muitos eventos históricos do Brasil.
Bahia em Temas
Lugares
O pôr do Sol visto do Morro do Cristo, na Barra, em Salvador, terra de paisagens mágicas e cultura inspiradora.
Copyright © Guia Geográfico - Brasil |
Raul Golinelli