Porto Alegre
A capital do Estado situa-se às margens do rio Guaíba, com 72 km de orla fluvial e 1,5 milhões de habitantes (2018). Tem vida noturna agitada e muitas opções gastronômicas.
Rio Grande do Sul
Centro de Porto Alegre
Por volta de 1730, Porto Alegre era o Porto de Viamão. Nos anos 1740, recebeu colonos portugueses vindos dos Açores, com seus escravos. Os açorianos estabeleceram-se na região, por cartas de sesmaria, e ergueram um arraial, em 1752, na margem esquerda do Rio Guaíba.
Em 1773, a sede da Capitania do Rio Grande de São Pedro foi transferida para Porto Alegre. Em 14 de novembro de 1822, foi elevada à condição de cidade.
Em 1862, o empresário baiano Francisco Antonio Pereira Rocha fundou a Companhia Hydraulica Porto-Alegrense, para fornecer água potável à Cidade de Porto Alegre. Rocha veio da Bahia com sua experiência do Sistema de Águas do Queimado, fundado dez anos antes.
Em 1º de junho de 1890, foi celebrado na Capela Episcopal o primeiro culto anglicano no Rio Grande do Sul. O culto anglicano chegou ao Brasil no início do século 19. Em 1811, por exemplo, foi fundado o Cemitério Britânico da Bahia, com uma Capela Anglicana.
Ainda no século 19, a capital gaúcha recebeu imigrantes europeus de outros países.
Mais: Turismo em Porto Alegre►
Paisagem do Parque Farroupilha.
Na Cidade
No Estado
Ponte sobre o Rio Guaíba, inaugurada em 1958, adotou a mesma solução da ponte de Juazeiro, sobre o Rio São Francisco, na Bahia, construída oito anos antes.
Monumento a Júlio de Castilhos, na Praça Marechal Deodoro, inaugurado em 1913. Castilhos foi o líder legalista da Revolução Federalista (1893-1895), pacificada pelo baiano Inocêncio Galvão de Queiroz.
Rua dos Andradas, à noite, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Copyright © Guia Geográfico - Brasil Turismo. |
Ivo Gonçalves
Porto Alegre