Theatro São Pedro
O Theatro São Pedro é um monumento arquitetônico e cultural de Porto Alegre. A história desse Teatro começou, em 1833, quando o baiano Manoel Antônio Galvão, então o Presidente da província, doou o terreno para sua construção, na Praça da Matriz.
O Theatro São Pedro foi inaugurado, em 27 de junho de 1858, na gestão de outro baiano, Angelo Moniz da Silva Ferraz, também Presidente da Província e futuro Barão de Uruguaiana. A contribuição dos baianos para a fundação do Teatro gaúcho justifica-se pela tradição da Bahia na história do teatro brasileiro. A primeira grande casa de ópera do Brasil foi o Theatro São João, inaugurado em 1812.
Para a conclusão e manutenção do Theatro, Moniz Ferraz fundou a Sociedade do Theatro São Pedro, em 28 de novembro de 1857. O capital dessa Sociedade era de 25 mil reis, em ações, com previsão de resgate pelo Governo Provincial e entrega do Theatro à Província. A propriedade de ações dava preferência à assinatura de camarotes e cadeiras. O primeiro presidente da Sociedade foi o gaúcho Pedro Rodrigues Fernandes Chaves, o Barão de Quarahim (1810-1866), então Senador do Império.
Em 1867, foi contratado o artista italiano Bernardo Grasselli para a pintura dos panos do proscênio do Theatro.
O Theatro São Pedro de frente para a Praça Marechal Deodoro, na Capital Gaúcha.
A Praça da Matriz, com o Theatro São Pedro (esquerda), em pintura do século 19.
Copyright © Guia Geográfico - Brasil Turismo. |
Theatro São Pedro