Arte da Bahia

 

 

A arte baiana é um capítulo especial da arte no mundo. A Bahia é a terra onde nasceu o Samba, a Capoeira e o trio elétrico. A criatividade está na alma dos baianos e a Bahia é uma fonte infinita de inspiração.

Os artistas baianos brilharam na arte sacra dos séculos 17 ao 19. O sincretismo religioso, desenvolvido na Bahia, tem papel de destaque na arte baiana.

A Bahia é a terra de Dorival Caymmi, do poeta Castro Alves, do cineasta Glauber Rocha e de muitos outros artistas de renome internacional.

A Escola de Belas Artes, da UFBA, fundada em 1877, é uma das mais tradicionais e melhores de toda a América.

Mais: Cultura Baiana

 

A arte marcial baiana une-se à arte plástica. Nesta foto, dos anos 1950, mestres da Capoeira praticam sua arte junto a esculturas de Mário Cravo, o Tocador de Berimbau, à direita.

A Capoeira nasceu na Bahia. Não veio da África, pois não existe lá qualquer referência dessa luta, exceto aquelas levadas por brasileiros. Tem origem, entretanto, em rituais africanos, como o jogo das zebras, mas este tinha cabeçadas, o que não existe na luta baiana. Na África, os guerreiros lutavam com lanças e escudos. No Brasil, essas armas eram proibidas aos escravos, por isso desenvolveram a Capoeira.

Na primeira metade do século 20, a Capoeira foi sistematizada como arte marcial pelos grandes mestre baianos, como Bimba, Pastinha, Waldemar da Paixão (à direita, na foto) e outros.

 

A magnífica talha dourada barroca da Igreja de São Francisco, por artistas baianos do século 18. Do século 17 ao início do século 19, a Bahia era o grande centro da arte brasileira. A arte sacra espalhada pelas igrejas baianas são um imenso patrimônio artístico nacional.

 

A sensualidade da baiana através dos pincéis de Nide Bacelar. A celebrada artista plástica é uma profunda pesquisadora da cultura e do folclore baiano.

 

◄ Bahia

Brasil

 

O secular Anjo da Vitória, concepção do artista baiano João Francisco Lopes Rodrigues, no alto do Monumento Riachuelo, de 1874.

A arte neoclássica brilhou na Bahia na segunda metade do século 19.

 

 

Capoeira

 

Zumbi Palmares

 

 

Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé, da escultora baiana Márcia Magno.

 

Barroco

 

 

Casario do artista baiano Costa Lima.

 

Orixás da Bahia representados no Dique do Tororó, em Salvador. São esculturas do artista plástico baiano Tatti Moreno. A Bahia é o maior centro de sincretismo religioso do Brasil.

 

Bahia

 

Riachuelo

 

Bahia

 

Casario

 

 

Nide Bacelar

 

Orixás da Bahia

 

Copyright © Guia Geográfico - Brasil Turismo.

 

 

 

Arte da Bahia

 

Fotos Bahia

 

 

 

 

 

 

 

 

Divulgação