Praça da Liberdade, construída na época da fundação da capital mineira para abrigar os prédios oficiais do governo. Na foto, as palmeiras imperiais da Praça.
A capital de Minas Gerais possui 2,5 milhões de habitantes (2013). Surgiu como um pequeno povoado no século 18 chamado Curral del Rei.
Escolhida para ser a nova capital do Estado, no final do século 19, a cidade, que passou a se chamar Belo Horizonte, ganhou largas avenidas, ruas simétricas e arborizadas. Na primeira metade do século 20, BH prosperou com a industrialização da região.
Belo Horizonte foi a quarta capital no Brasil que nasceu de forma planejada, depois de Salvador (1549), Terezina (1852) e Aracaju (1855).
Vista aérea de BH, com destaque para o Parque Municipal, no Centro de BH. Inaugurado em 1897, o parque abriga árvores centenárias, é um refúgio para a fauna silvestre e uma excelente opção de lazer.
Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha. Inaugurada em 1943, segundo o projeto de Oscar Niemeyer e painéis de Portinari, com cenas da vida de São Francisco. Tornou-se um dos principais cartões postais de BH.
Praça da Liberdade em BH.
Belo Horizonte
Avenida Afonso Pena em BH.
O Obelisco à Independência instalado em 1922, na Praça Sete de Setembro no cruzamento das avenidas Afonso Pena e Amazonas, em Belo Horizonte.
Foto: Prefeitura BH
Copyright © Guia Geográfico - Minas Gerais Turismo. |
Divulgação
Belo Horizonte