Ouro Preto
A antiga capital de Minas Gerais foi a primeira cidade brasileira a ser declarada patrimônio cultural da humanidade, pela Unesco.
Ouro Preto, antiga Vila Rica, destaca-se pelo seu conjunto arquitetônico barroco. Seus sobrados, museus e igrejas contam muito da história de Minas e do Brasil.
Patrimônios históricos em Ouro Preto. À esquerda, o Museu da Inconfidência. À direita, a igreja Nossa Senhora do Carmo, concluída em 1772.
Casas em estilo colonial são o padrão da cidade. Acima, na foto, a igreja de Nossa Senhora do Rosário, também conhecida como Santa Efigênia (nome da antiga capela no local).
Centro comercial de Ouro Preto.
Acima, prédios em estilo barroco, patrimônios culturais da humanidade. À direita, a igreja de São Francisco de Assis, concluída em 1810, com obras do escultor Aleijadinho.
Casas em estilo colonial em Ouro Preto.
Capela São João Batista, o primeiro templo de Ouro Preto, Minas Gerais. Construído, em 1698.
A tradicional Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, na Praça Tiradentes, inaugurada em 1876, fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix.
O Museu da Inconfidência criado em 1938 com o objetivo de preservar objetos e documentos históricos relativos à Inconfidência Mineira. Está instalado no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, na atual praça Tiradentes. Foi construído em 1785 em estilo colonial, com elementos do barroco e rococó. O Panteão dos Inconfidentes abriga as lápides de 16 inconfidentes, incluindo a do poeta Tomás Antônio Gonzaga.
Mais: História e Museus de Minas Gerais ►
Copyright © Guia Geográfico - Minas Gerais Turismo. |
Museu da Inconfidência
Ouro Preto
Cores do Brasil
Werner Zotz
Foto Instituto Brasileiro de Museus
Divulgação