Rio Grande do Sul no Século 20

 

O Rio Grande do Sul entrou no século 20 com grande vigor.

Em 1910, a Diocese de Porto Alegre foi elevada à condição de Arquidiocese pelo Papa Pio X. O primeiro arcebispo foi o baiano Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão.

1930 - Getúlio Vargas

 

Mais: Brasil no Século 20

 

 

Página em construção

 

Rio Grande do Sul

 

Mapas Rio Grande do Sul

 

História

 

Igreja Viamao

 

Mapa RS antigo

 

Ponte Guaiba

 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, no início do século 20 (postal Edição A.M. La Porta). A capela primitiva de N.S. da Conceição foi erguida, em 1741, por Francisco Carvalho da Cunha, na Estância Grande, no atual Município de Viamão. Foi elevada à condição de Igreja Matriz da Freguesia criada em 1747. O templo atual foi inaugurado em 1797, mas concluído em 1841, com seis altares laterais, além do altar-mor. Foi tombada como patrimônio nacional, em 1938. É o segundo templo mais antigo do Rio Grande do Sul, depois da Catedral de São Pedro, concluída em 1755.

 

 

Mais: História do Rio Grande do Sul

 

 

A Ponte Getúlio Vargas sobre o Rio Guaíba, em fotografia de 1959 (acervo IBGE). Foi inaugurada em dezembro de 1958. Usou a mesma solução para a passagem de grandes embarcações adotada na ponte de Juazeiro, sobre o Rio São Francisco, na Bahia, construída em 1950, a segunda ponte no Brasil a usar concreto protendido, depois da Ponte do Galeão, inaugurada no ano anterior, no Rio de Janeiro. A Ponte do Rio Guaíba também usou a mesma tecnologia.

 

 

 

 

 

 

Rio Grande do Sul

 

Copyright © Guia Geográfico - Dados históricos RS.